CAMPEÃO
TYCK PACHECO
2º Torneio Nacional de Pesca Esportiva com Caiaques Lago Três Marias 2022

Segundo o competidor, três fatores foram importantes para a conquista do título. Em um dia de pesca difícil, competindo com diversos pescadores de todo o Brasil:

  • Reconhecimento dos locais de pesca

  • Treino para identificar iscas, trabalhos e quais equipamentos utilizar no dia de prova

  • Preparo físico para longos percursos na represa

Peixes Medidos

61,5

PEIXE 01

39,0

PEIXE 02

39,0

PEIXE 03

36,0

PEIXE 04

35,5

PEIXE 05

PEIXE 01

PEIXE 02

PEIXE 03

PEIXE 04

PEIXE 05

Paixão pelo esporte!

E foi assim que cheguei ao Troféu de Campeão do Torneio Nacional de Pesca Esportiva com Caiaques de Três Marias, muito amor pela pesca, muita dor, decepções, frustrações só que muita alegria em dobro.

O DIA DA PROVA

Play Fish

Resultado

Técnica

Estratégia

Medição

Alegria

Azulão 60UP

Desespero

Tempestade

Captura do Azulão 60UP

AES LIVESTREAM

TROFÉU DE CAMPEÃO

história de um campeão!

Sua Trajetória

na Pesca

Como em boa parte das famílias brasileiras, meus gosto pela pesca começou desde criança, meus tios me levavam pra pescar, aquela pescaria que você fica a noite toda armando e revistando catueiros, e foi assim até meus 14 anos.

Depois disso eu abandonei a arte da pesca linguiceira rs, fui para outras modalidades de esporte, mas em 2014 uma depressão me jogou no fundo do poço, bem lá no fundo, destruiu tudo, minha empresa, minha família, foram meses em busca de tratamento, remédios, fiquei atolado em dívidas.

Ainda estava internado quando me surgiu uma vontade de começar a fotografar, tinha muito pássaro, natureza e eu sentia que isso me fazia bem, com o passar do tempo, realmente isso começou a me ajudar a sair lá do fundo.

Eu frequentava todos os lugares, todos os parques que existem em Curitiba e com o passar do tempo, isso começou a ficar repetitivo, foi então que me veio a ideia de comprar um caiaque pra eu poder ter acesso a lugares diferentes.

Comprei meu primeiro caiaque, um Pinguim da kaiaker, foi ele que me ajudou a dar o start na pesca esportiva, no começo fui pra tirar fotos, mas depois comecei a ver peixes e comecei a lembrar de momentos que me faziam feliz na época de infância.

Não deu outra, era pesquisa de vídeos pra aprender tudo o que existia de informação, vídeo do Nakamura ensinando arremessos, Reinald Ta aqui o Bicho ensinando a pescar tilápia, esses caras devem fazer parte da história da maioria dos pescadores do Brasil.

E tudo foi melhorando, a pesca esportiva começou a fazer parte da minha rotina de vida, ela libera uma grande quantidade de endorfina no seu corpo e isso era o que eu precisava!

Com o aprendizado, eu comecei a ver novos modelos de caiaques no mercado, naquela época tinham acabado de lançar o Leader da Milha, estava eu na represa do Capivari e vi um cara chegar com ele, era muito rápido em comparação ao remo, e eu poderia pescar com as mãos livres e me deslocar ao mesmo tempo, claro abracei a ideia, e comecei a conhecer também a galera da pesca esportiva, a respeito disso, não se iluda, você vai conhecer gente boa e gente ruim, como em todos os esportes, se junte as pessoas que te fazem bem e o bem e siga com elas.

Depois do caiaque Leader veio o Hook, abracei também e comecei a participar de campeonatos, no Paraná desde 2016 isso já é muito forte, são centenas de competidores todos os anos.

Eu gostei demais dessa ideia de competição, sou muito competitivo e quanto mais o tempo passa, mais meu gosto pela pesca esportiva aumenta. Fiz amigos que me ensinaram muito, sou muito grato a todos e em especial ao meu primeiro professor Marquinhos, esse cara me ajudou a desfazer a primeira cabeleira!

Com essa ideia de competição comecei a ver uns caras doidos a passarem por mim nas largadas dos torneios, ta doido, quem que alcança esses doidos de Hobie, foi aí que abracei a Hobie, mas antes de continuar saiba o seguinte, o melhor caiaque pra você, vai ser aquele que você pode comprar, então percorra esse caminho como se fossem degraus, um de cada vez!

Montamos uma equipe de pesca, o Team Fish4ever, um grupo fechado que desde 2016 a galera ta junta na alegria e na tristeza. Com o aprendizado ganhamos alguns troféus por aí e se você reparar, quanto mais eu pesco, mais minha vontade de pescar aumenta, isso nunca tem fim.

Em 2018 eu recebi o convite para integrar o time da Hobie no Brasil, o Hobie Fishing Team e logo que entrei através de uma votação do time, fui o escolhido para junto de mais 3 competidores que se classificaram no Campeonato nacional da Hobie de 2018 para participar do mundial de pesca esportiva na Austrália, que doidera foi isso, representar um país na modalidade pesca esportiva? Foi um aprendizado sem igual na minha vida, competidores de 50 países e eu ali, foi bom demais, mas teve muitos pontos negativos também, quem era Tyck aqui no Brasil, caiu de paraquedas no evento!

Foi aí que eu voltei com ainda mais foco na pesca, saiba que a pesca esportiva nunca será só jogar uma isca artificial na água, existem centenas de informações que você poderá usar para aumentar a produtividade de sua pescaria.

Logo em seguida que eu voltei da Austrália, aconteceu o primeiro torneio nacional de pesca esportiva com caiaques de Tres Marias, foi muito top, muito aprendizado, no dia da prova não consegui pegar um peixe e voltando pra casa, falei pra minha mulher, que no próximo eu iria voltar pra ser o campeão.

Ainda em 2019 aconteceu o Hobie Fishing Brasil em Fortaleza no Ceará, agora por mérito meu, consegui me classificar em terceiro lugar para o Mundial de pesca esportiva com caiaques, seria em 2020, mas deverá acontecer em 2022 na Suécia e eu conto com seu apoio e torcida, siga @tyckpacheco.

Depois desse evento HFB em Fortaleza em 2019, recebi o convite para ser gerente da Hobie no Brasil e a pesca que antes era apenas o meu lazer, também se tornou o meu ganha pão.
Se você ama esse esporte, vale a pena investir o seu tempo!

Com todos esses eventos cancelados por causa da pandemia, deu é tempo pra estudar tudo sobre espécies, iscas, pontos de pesca e o que não faltou pra Tres Marias em 2022 foi estudo, eu e meu amigo Renzetti que tem muita parte nesse troféu, é um dos meus professores na pesca.

E foi assim que cheguei ao Troféu de Campeão do Torneio Nacional de Pesca Esportiva com Caiaques de Três Marias, muito amor pela pesca, muita dor, decepções, frustrações só que muita alegria em dobro.

Quando você achar que é o cara, sabe tudo na pesca, pare e reflita, a pesca é um aprendizado infinito, enquanto você ainda quiser aprender coisas novas sobre pesca, você sempre irá querer acordar 3:00 da manhã e ir pra beira d’água, o dia que achar que é o cara, sabe tudo e não quiser aprender mais, ela perderá a graça!

Um grande abraço e até 2023 em Três Marias!