Do alto, o lago de Três Marias impressiona pela imensidão, dando a idéia de que irá ultrapassar o horizonte. A vista é tão bela que dela deriva um misto de prazer e paz. E foi neste local onde ocorreu no último dia 12/01/08, o “1º CIRCUITO DE PESCA ESPORTIVA LAGO DE TRÊS MARIAS”.
Tudo começou com um convite feito a nós, Paulo Vorcaro e Otávio Vieira, pelo Sr. João Filho, Diretor do Buffet Célia Soutto Mayor. A idéia do Sr. João era promover um evento em uma propriedade que possui às margens do lago de Três Marias, denominada RECANTO ALVINEGRO. Aliás, vale ressaltar aqui que o Sr. João é torcedor fanático do Clube Atlético Mineiro.
Após visitarmos o Recanto Alvinegro não tivemos dúvida de que realizaríamos um evento ali, pois o local impressiona pela riqueza de detalhes, beleza natural e infra-estrutura que possui. Uma casa com 14 acomodações (com ar condicionado, TV e frigobar), piscina, vista incontestavelmente privilegiada – da mesa da sala de jantar, ou da piscina, é possível observar toda movimentação do lago -, salão de jogos, quadra poliesportiva, campo de futebol socyte, um jardim muito bem cuidado e um pomar com muitas frutas e água de coco em abundância.
Pois bem. Na volta a Belo Horizonte passamos em Morada Nova de Minas, e lá coincidentemente encontramos o amigo e pescador esportivo Adriano Mussy. Transmitimos a ele o quanto ficamos empolgados com o Recanto Alvinegro, e a ótima oportunidade que tínhamos de realizarmos um evento lá. Deste encontro surgiu a idéia de realizarmos um torneio de pesca.
Mais alguns dias e já tínhamos a data escolhida, e então: mãos à obra. Fizemos algumas reuniões para idealizar e confeccionar o regulamento e toda a programação do torneio; buscamos entre nossos amigos mais experientes idéias e sugestões; Quanto mais dificuldades encontrávamos, mais motivados ficávamos.
A partir do incentivo do Renatinho da RGS nos fornecendo um motor elétrico como brinde, partimos em uma longa e incansável busca de novos patrocinadores.
A receptividade dos lojistas foi tão grande que conseguimos reunir uma enorme quantidade de brindes, os quais nos permitiu premiar a todos os competidores e convidados com brindes de qualidade, entre os quais alguns com valores três vezes acima da simbólica taxa de inscrição, que foi de R$.80,00 e na qual estava incluído café da manhã, almoço e um churrasco no jantar, regado à tradicional cervejinha, refrigerante e água mineral.
O dia 11/01/08, véspera do grande dia, foi extremamente desgastante. Foram inúmeros detalhes a serem vistos e revistos, várias faixas esticadas, montagem das pastas que os competidores receberiam – com fichas, mapas e credenciais -, separação de brindes, etc, que nos tomou todo o dia e boa parte da madrugada do dia 12. Felizmente tudo ficou pronto para a grande largada às 7:30 hs. do dia 12.
O dia 12/01/08 amanheceu perfeito. Nenhum sinal de chuva ou vento. Competidores e convidados se reuniram à volta de uma farta mesa de café da manhã. Tudo indicava que o evento seria perfeito e a disputa acirrada.
Foram inscritos 25 barcos, dos quais 03 os respectivos competidores não compareceram, e apenas a Equipe Rebojo Mineiro, de Hildebrando e Kleber, teve problemas com seu motor de popa.
Foram adotados dois pontos de medição de peixes. Um no local do evento, onde ficou como fiscal a Sra. Claudia, e outro no Ribeirão do Boi, onde o fiscal foi o Biguá, conhecido pescador da região.
Finalmente a tão esperada largada ocorreu às 8:05 hs.
Como os peixes deviam ser medidos vivos, para que pudessem ser soltos logo após a medição, os competidores enfrentaram grande dificuldade, frente ao enorme calor.
Algumas equipes de competidores pescaram perto do local da largada, outras preferiram ir para o Rio Borrachudo, e acabaram capturando peixes de pequeno porte. Outras equipes foram para o Ribeirão do Boi, que ao nosso ver foi a melhor estratégia adotada, e acabaram tendo mais sorte: capturaram exemplares maiores. Tiveram ainda aquelas equipes que em busca de melhores pesqueiros chegaram a navegar mais de 30 km, conseguindo excelentes capturas na região de Morada Nova de Minas (35 km do local da largada).
Após um belo dia de pesca os competidores foram retornando ao local da largada e sede do evento. Alguns com seus peixes já medidos no ponto montado no Ribeirão do Boi, outros com peixes a serem medidos. A expectativa da vitória era nítida em muitos pescadores, e várias equipes já se arriscavam a comemorar. Seja no troféu pela maior traíra – 48,5, cm 52,2 cm e 53,5 cm – ou no pelos tucunarés – 44,3 cm, 45,5cm e 46,5cm -, peixes de grande porte foram apresentados no último instante.
Embora a expectativa quanto à colocação/vitória estivesse estampada em cada rosto, a dúvida permaneceu até o momento da premiação, a qual foi antecedida por brincadeiras ao redor da piscina, onde os tamanhos dos peixes foram aumentando a cada gole de cerveja que o respectivo pescador dava. Ao redor da piscina teve tucunaré de até 59 cm (rs…).
Enquanto todos se divertiam participando de um ótimo churrasco, a organização fez uma reunião e apurou as colocações. Deu-se início ao sorteio dos brindes, o que se estendeu por algum tempo, pois realmente era a grande a quantidade de brindes (mais de 70 kits). Teve sortudo que ganhou mais de dois kits, nos quais haviam presentes de até quatro lojas.
Foram apuradas treze equipes que não conseguiram embarcar uma traíra sequer, e duas que não pegaram nenhum tucunaré. Como não podia faltar o tradicional troféu argola, os sete troféus argola existentes foram sorteados entre os mesmos. Vale ressaltar que somente uma equipe não apresentou nenhum peixe.
CLASSIFICAÇÃO:
Em 5º lugar:
EQUIPE RGS
Renato Serrocha e João Vitor Serrocha
Em 4º lugar:
EQUIPE PESCA E AVENTURA
Paulo Vorcaro e Sérgio Alvarenga
Em 3º lugar:
EQUIPE PÉ SUJO
Gladson Piasera e Marcos Almeida
Em 2º lugar:
EQUIPE ?????????
Gustavo Starling – Adriano Mussy
Em 1º lugar:
EQUIPE JENNER LURE
Carlos Guilherme e Jenner Leite
Maior Tucunaré
EQUIPE ?????????
Gustavo Starling – Adriano Mussy
Maior Traíra
EQUIPE PESCA GERAIS
Otávio Vieira e Alexandre Marques
Classificação Geral:
Festa dos Campeões!
Por fim, e não por último, aproveitamos esta excelente oportunidade e externamos a nossa enorme gratidão aos colaboradores:
RGS Artigos de Pesca – Sr. Renato Serrocha
Pesca e Prosa – Sr. Alexandre Pereira
Rodobens Consórcio, através do Dr. Alexandre Marques
e ainda,
Jennerlure, Mario Caça e Pesca, Casa do Pescador, Flyminas, Dourados, Pesca Gerais, JDM, Boreal Náutica, Boutique do Pescador, Isca Brava, Jones Pesca, Caminho das Águas, Pesca e Aventura, Tralha dos Pescadores, Marcelo Pesca Esportiva, Otto Barcos, Iscas GT, Náutica Barão, Pousada Nascente do Xingu, Pantanal, Rede Pesca, Ponto do Pescador, Delta Pesca e Cia, Caca Náutica, Pescamar, Moamar, Intergreen, Nautipesca, Alvim Pescador, Viewtec, Tucunazul.
Em especial, pela parceria e incontestável boa vontade em colaborar com o evento, agradecemos também a Sra. Claudia Vieira, Sra. Rafaela Vorcaro, Dr. Alexandre Marques e família, Sr. Alan Leôncio, Sr. Renato Serrocha e família, Sr. Alexandre Pereira, Luiz Marcos Batista da Peixe Brasil Réplicas e Sr. João Filho e família.
Por último, também agradecemos a todos os presente no evento, destacando as esposas que apoiaram seus maridos pescadores e acompanhantes na competição.
Paulo Vorcaro, Adrino Mussy e Otávio Vieira
Deixar um comentário